Para fazer a inclusão de alunos com deficiência, conte com um parceiro
importante: o educador responsável pelo atendimento educacional especializado
(AEE)
Os alunos
com deficiência têm muito a ganhar com a parceria entre professor da sala
regular e o docente responsável pelo atendimento educacional especializado
(AEE). Este profissional trabalha nas salas de recurso, ambientes adaptados
para receber estudantes com uma ou mais deficiências durante o contraturno.
O objetivo
do AEE é preparar os alunos para desenvolver habilidades e utilizar
instrumentos de apoio que facilitem seu desenvolvimento. Por exemplo: crianças
surdas estudam o alfabeto em Libras com o professor do atendimento educacional
especializado para aproveitar melhor o intérprete em sala; cegos aprendem o
braile; deficientes intelectuais usam jogos pedagógicos complementares ao
aprendizado; quem tem paralisia cerebral descobre como usar pranchetas com
figuras para se comunicar etc.
O AEE não pode ser confundido com aulas de reforço ou recuperação paralela. Ele
serve para ajudar o aluno a adquirir habilidades que são essenciais para
garantir o bom desempenho nas aulas regulares.
Para firmar
uma boa parceria com o profissional do AEE é preciso fazer um planejamento
conjunto para cada aluno, discriminando quais as atividades serão desenvolvidas
e o tempo estimado. A partir deste momento, e ao longo de todo o ano letivo, o
contato entre os educadores é permanente.
Se você
trabalha na sala regular e percebe que há pouca ou nenhuma evolução, deve
informar quem está na sala de recursos, para que o plano seja modificado. Outra
atitude fundamental é transmitir o conteúdo das aulas regulares com antecedência.