E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Aula prática-linhas de força de um campo elétrico

O estudo das Linhas de Força em um Campo Elétrico, apesar de abstrato, pode ser visualizado na prática por meio da experimentação utilizando materiais simples e de baixo custo, como a limalha de ferro, imãs, folha de ofício e óleo mineral, podendo ser possível observar que as linhas de força formadas variam de acordo com a eletrização das cargas.

O experimento foi realizado na aula de física das turmas de 3º ano, onde observamos que ao aproximar dois imãs em forma de barra, não conseguimos visualizar as linhas de força existentes ao redor destes, mas quando cobrimos os mesmos com uma folha de papel, para que a limalha de ferro não grude nos imãs e polvilhamos esta limalha sobre o papel, observa-se nitidamente a formação das linhas de força, as quais variam se invertermos a posição do imã, pois extremidades com mesmo polo (ex: Sul-Sul ou Norte-Norte) formam as linhas de força, mas no ponto médio entre as duas, o campo elétrico é nulo, pois não se visualiza a formação de linhas de força nesta região devido o processo de repulsão. Nas extremidades com polos diferentes (ex: Sul-Norte) observamos a formação de linhas de força saindo de um polo para o outro, como no processo de atração. Deste modo podemos fazer uma analogia com o que ocorre com as cargas elétricas.


Aproximando o ímã do recipiente plástico com limalha de ferro misturada com óleo mineral, os alunos perceberam a formação das linhas de força dentro do recipiente comprovando que, independente da barreira de plástico, quando a limalha entra dentro do campo magnético do ímã, produz forças de interação.





0 comentários:

Postar um comentário