E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PADRE LUÍS FILGUEIRAS

A Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras surgiu no final da década de 1960 com a construção de um prédio com algumas salas de aula isoladas que existia na cidade. A mesma foi oficializada com o nome de Escola de 1º Grau Pe. Luiz Filgueiras pelo Decreto Nº 11.493 de 17 de outubro de 1975 publicado no Diário Oficial de 30 de outubro. Esse nome faz homenagem a um Padre Jesuíta português que viveu no Ceará no ano de 1636.

A partir do ano de 1983 passa a funcionar o Segundo Grau (Magistério) e com o Decreto Nº 16.036, de 29 de julho de 1983, artigo 1º, cria a Escola de 1º e 2º Graus Padre Luís Filgueiras com publicação do Diário Oficial de 02 de agosto de 1983. O Ensino Médio com profissionalização para Magistério foi ofertado até 1998 e a partir de 1999 passou a oferecer, além do Ensino Fundamental, o Ensino Médio Regular.

Com a municipalização do Ensino Fundamental, a partir do período letivo de 2010 passou a funcionar com as turmas do Ensino Médio. Além dessas turmas a Escola ofertou 02 salas voltadas para a Educação Especial que funcionaram durante 08 anos. Porém a partir do ano 2016, com a inclusão destes alunos nas turmas do Ensino Médio, a escola passou a contar com um profissional para o AEE - Atendimento Educacional Especializado, atendendo inclusive a alunos da rede municipal.

A Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras está localizada à Rua Professora Nanô, S/N no Bairro Cruzeiro em Nova Olinda-CE.
Telefone (88) 3546 1840.
E-mail: luisfilgueiras@escola.ce.gov.br.
Blog da Escola:
http://escolaplf.blogspot.com.br/

Pertence à rede de ensino oficial, vinculada a 18ª CREDE e mantida pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará – SEDUC.
Sendo a primeira escola de ensino médio de nosso município e com 41 anos de atuação nesta localidade.

A escola conta hoje com uma equipe de gestão composta por: uma Diretora Geral, duas Coordenadoras Escolares, uma Secretária escolar e uma Assessora administrativo financeiro. Tendo à frente a Professora Mestra Samara Macêdo Diniz. Além dessas, conta com uma equipe formada por 23 professores, 14 funcionários e 17 turmas distribuídas em três turnos, totalizando o atendimento a 569 alunos.

Para melhorar o processo de ensino e aprendizagem a Escola desenvolve os Projetos: Professor Diretor de Turma - PPDT, Rede de Blogs de Nova Olinda, Sarau Literário, “Todos contra o Mosquito”, Conservação e preservação do Patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe, Programa Geração da Paz, Oficinas de Português e Matemática e, foi contemplada no ano de 2013 com o Projeto Jovem de Futuro – PJF. 

Participa anualmente, desde 2010, da Feira Regional de Ciências e Cultura realizada pela 18ª CREDE sendo medalhista nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Ambientais e 1º lugar na Área de Robótica Educacional no ano de 2016. Neste mesmo ano (2016) a escola ganhou com o atleta Jhonata Ferreira os jogos cearenses da Juventude na modalidade atletismo.

Dispõe de ambientes modernos de aprendizagem, como o Laboratório Educacional de Informática, Laboratório de Ciências, Centro de Multimeios, Quadra Esportiva, Sala de recursos multifuncionais, Academia Escolar de Educação Física e o Projeto Música na Escola, responsável pela Fanfarra Filgueiras, que este ano completa 06 anos e tem como maestro o Professor Marcos Ferreira.

EEM Padre Luís Filgueiras - “Educando para a vida”.

0 comentários:

Postar um comentário